5G no Brasil: descubra mais sobre a tecnologia de internet ultrarrápida, que promete revolucionar os serviços e a infraestrutura das cidades
Como usar o 5G no Brasil
Por enquanto, a internet ultrarrápida foi disponibilizada em 16 regiões de Brasília.
As maiores operadoras de telefonia móvel já liberaram o acesso ao 5G para os consumidores que tenham aparelhos compatíveis com a tecnologia.
Algumas empresas disponibilizam o acesso de forma gratuita, nos primeiros meses, e cobrarão custos adicionais, na faixa de R$ 20, além do plano já contratado. Nem todas as operadoras exigem a troca de chips.
Onde usar o 5G
Na vanguarda do 5G, a expectativa é de revolução. Cidades inteligentes e conectadas, onde, a cada esquina, uma caixa de 5G distribui o sinal de internet para chips em carros autônomos ou robôs em salas de cirurgia. Futurismos à parte, o 5G está disponível em:
- Tablets e smartphones.
- Óculos e relógios inteligentes.
- Computadores e notebooks.
No Brasil, a Anatel divulgou uma lista de 70 aparelhos compatíveis com o 5G e homologados, ou seja, com autorização para uso e comercialização no País.
Downloads quase instantâneos
Com transmissão e captação de frequências muito rápidas, as conexões de 5G possibilitam taxas de latência baixas, com troca de dados que ocorrem em milissegundos.
Mas, na prática, o que será possível?
- Downloads: séries e filmes poderão ser baixados em questão de segundos
- Carros autônomos, sem risco de acidentes: em 2030, pelo menos 30 milhões dos carros novos vendidos no mundo serão autônomos, mostra pesquisa.
- Cirurgia a distância: até 2025, hospitais poderão ter salas ocupadas por robôs e humanos conectados por 5G com cirurgiões de todo o planeta.
Negócio da China.. e da Coreia!
Apesar de aterrissar no Brasil apenas neste ano, a Coreia do Sul foi o primeiro país a ativar de maneira comercial o 5G, em 2019, por meio da infraestrutura da SK Telecom.
Logo em seguida, a China começou suas operações: em 2020, já havia 410 mil estações de 5G instaladas.
Cobertura mundial
Hoje, pelo menos um bilhão de pessoas, o equivalente a 15% da população mundial, moram em áreas com cobertura 5G. Entre os países com maior abrangência, estão:
- Austrália.
- Alemanha.
- Japão.
- Arábia Saudita.
- Coreia do Sul.
Fontes: MundoConectado, Olhardigital, G1, Summitmobilidades