‘Soft skills’, a pedra angular para uma carreira bem-sucedida

2 de junho de 2023 6 minutos
RPMA

Os soft skills são as competências humanas, que estão deixando os chamados hard skills, ou competências técnicas, em segundo plano.

Já ouviu falar de Economia 5.0?

Imagine uma pista de dança repleta de talentos! Temos a Empatia dançando com a Resiliência, ao ritmo da Colaboração, a Comunicação hipnotizando a multidão com palavras encantadoras e a Criatividade iluminando o lugar com ideias brilhantes. E não podemos nos esquecer da Colaboração, que é como um casal de dançarinos perfeitamente sincronizados, realizam movimentos coreografados para brilhar na pista. Bem vindos à Economia 5.0!

Na Economia 5.0, os hard skills continuam importantes, mas são as soft skills que vão arrasar na pista e conquistar o coração dos negócios. Então, prepare-se para a grande festa dos soft skills, na qual a empatia, a resiliência e a colaboração, entre outros, são os convidados de honra. É hora de mostrar ao mundo que não é apenas a Inteligência Artificial que sugere os movimentos certos, mas nós, seres humanos, com nossos talentos únicos, é que faremos a diferença na Economia 5.0. 

E porque os ‘soft skills’ são tão importantes na Economia 5.0?

Para começo de conversa, a  capacidade de ouvir atentamente, de se colocar no lugar do outro e comunicar-se de forma clara e persuasiva, tornam-se essenciais para construir relacionamentos sólidos e ganhar a confiança dos clientes. Além disso, na busca por um mundo melhor, a criatividade e a inovação são ingredientes-chave. Por exemplo, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de  Harvard, 85% do sucesso no trabalho é atribuído às habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, que são soft skills.

As habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas permitem que as empresas encontrem soluções criativas para desafios complexos e identifiquem oportunidades de negócios sustentáveis. Os clientes preferem consumir e comprar de empresas que, além de demonstrar empatia e habilidades de comunicação, são também eficazes para entender as suas necessidades e preocupações, oferecendo produtos e serviços inovadores, que tenham um impacto positivo não apenas na empresa, mas na sociedade e no meio ambiente.

Isso significa que as competências técnicas perderam sua importância?

NÃO! Mais do que nunca, com o advento da onda de Inteligência Artificial invadindo a praia da maioria das profissões, é preciso que todos os profissionais estejam dispostos à prática do aprendizado contínuo de novas competências técnicas. Não basta mais estudar, se graduar, fazer um MBA, etc. Isso é necessário, mas não suficiente.

A velocidade da evolução da digitalização da economia, em todos os setores de negócios, demanda uma mudança de atitude dos profissionais. Como dissemos anteriormente, capacidade de comunicação, inovação e trabalho em equipe, por exemplo, não são apenas desejáveis, são essenciais na Economia 5.0.

Mas, afinal, o que são ‘soft skills’?

Soft skills são habilidades comportamentais, sociais e emocionais, que se referem às capacidades de comunicação, relacionamento interpessoal, liderança, trabalho em equipe, resolução de conflitos e outras competências, que não estão diretamente relacionadas à formação técnica ou acadêmica de um indivíduo.

Aqui estão alguns dos principais soft skills:

  1. Empatia
  2. Resiliência
  3. Adaptabilidade
  4. Gestão de tempo e prioridades
  5. Pensamento crítico e análise
  6. Inteligência emocional
  7. Colaboração e trabalho em equipe
  8. Solução de problemas e autogestão
  9. Capacidade de comunicação
  10. Criatividade
  11. Aprendizado contínuo
  12. Capacidade de ouvir atentamente

Os ‘soft skills’ mais importantes para quem trabalha com comunicação e marketing

Vale dizer que nos dias atuais todos os soft skills são determinantes para o sucesso profissional, em qualquer setor e função. Mas, obviamente, alguns são mais importantes, dependendo da sua atuação profissional.

Por exemplo, se você for um gestor (gerente ou diretor), todos os 12 soft skills acima são vitais para sua carreira. Não dá para dizer qual deles é mais importante para um gestor.

Agora, se como nós, você trabalha com comunicação e marketing, então dá para dizer que alguns dos soft skills são um pouco mais importantes. Isso é muito pessoal, mas vamos fazer aqui algumas sugestões, sem ordem de prioridade:

  • Capacidade de comunicação, escrita e oral, é obviamente o principal deles.
  • Criatividade também é essencial, arrisco dizer que mais em marketing do que em comunicação.
  • Pensamento crítico e análise passaram a ser essenciais, em razão de a comunicação ter se tornado data drive e, mais recentemente, pela necessidade de usar criticamente as plataformas de IA Generativa.
  • Colaboração e trabalho em equipe, que é um skill universalmente essencial, passou a ser crítico em função das equipes multidisciplinares que trabalham em uma campanha (consultores de comunicação, planners, designers, produtores de conteúdo para mídias sociais, analistas de dados que fazem monitoramento e social listening, analistas de mídia, produtores de conteúdo audiovisual, engenheiros de prompt e gerentes de projeto, por exemplo).
  • Aprendizado contínuo (lifelong learning), outro skill universalmente essencial, e que passou a ser determinante para um setor em transformação digital contínua, onde novas plataformas surgem o tempo todo e onde os processos são líquidos (em contínua transformação).
  • E, especialmente, a capacidade de solução de problemas é essencial.

E como eu incorporo os ‘soft skills’???

Não há uma receita de bolo para isso. A maior parte deles não se aprende com treinamento, nem com educação formal. Alguns dirão que competências como comunicação, empatia, resiliência, inteligência emocional e capacidade de análise podem ser aprendidos. É óbvio que sempre que uma competência se torna um trend, no dia seguinte você vai receber muitas ofertas de treinamento e coaching. E muitas vezes valerá a pena fazer esse investimento, como uma forma de sair da inércia e aprender alguns conceitos importantes.

Mas, na real, aprender, usar e incorporar os soft skills’ em nossa vida é uma questão de atitude. Vai dar trabalho, requer atenção e disciplina, mas vale o esforço, porque sem as soft skills podemos nos tornar náufragos no oceano das transformações contínuas e aceleradas do século XXI.

*O material produzido teve apoio de ferramentas de IA

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