A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) visa regulamentar o tratamento de dados de clientes pelas empresas privadas e pelos órgãos públicos, para garantir sua proteção.
O que é a LGPD?
De maneira geral, tem o objetivo de proteger os direitos de liberdade e privacidade das pessoas. Para tanto, estabelece regras detalhadas para o tratamento de dados pessoais, no meio digital ou fora dele.
Assim, qualquer empresa, pública ou privada, que incluir informações de clientes (mesmo básicas, como e-mail) precisa estar adequada à lei.
O que muda com a Lei Geral de Proteção de Dados?
Na prática, duas coisas.
- Consentimento do titular dos dados: os dados só poderão ser coletados, gerenciados e armazenados com a manifestação livre, informada e inequívoca do titular dos dados, autorizando o tratamento dessas informações.
- Interesse legítimo do coletor de dados: é preciso ficar clara a intenção do coletor de dados. O cidadão tem o direito de saber o que será feito com seus dados e para qual finalidade serão usados.
Como a LGPD afeta as estratégias de marketing?
- Geração de leads: as empresas que costumam acumular dados sem antes mesmo saber o que fazer com isso precisam se adequar à lei. O consentimento também precisa ser explícito.
- Política de privacidade: o conteúdo deve ser simples e direto, para que o usuário entenda. Também é necessário haver um campo no qual o leitor possa manifestar seu consentimento.
- Marketing de conteúdo: a tendência é a oferta de conteúdos ainda mais atrativos, para convencer o usuário a consentir a coleta dos dados.
- E-mail marketing: as listas de e-mails devem ser atualizadas, com a certeza de que todos os contatos da sua base automatizada deram o consentimento para estar lá.
E os usuários diante disso?
Segundo o Consumer Pulse Survey 2019:
- 69% das pessoas abandonariam as marcas que usassem seus dados de forma invasiva.
- 73% estariam dispostos a fornecer seus dados, se as marcas fossem mais transparentes sobre como é feito o tratamento dos dados.
Pode-se notar que os usuários não veem problema em fornecer seus dados, desde que saibam como eles serão tratados.
Por isso, é preciso iniciar desde já a implementação de um plano de ação na cultura corporativa. Afinal, as mudanças mais profundas exigem tempo e atenção!
Fontes: Resultados Digitais, InfoMoney, Rock Content e WHS Advogados.