Campanha Junho Verde no Brasil
O Senado aprovou, no dia 7, a criação da campanha Junho Verde, para despertar a consciência ambiental na população. O projeto vai para sanção presidencial.
O mês foi escolhido por causa do Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.
Os temas a ser trabalhados durante o mês são:
- Estado de conservação do meio ambiente e meios para atuar na sua proteção.
- Consumo consciente, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos.
- Estímulo à inovação ambiental por meio de projetos educacionais.
Ecopontos em São Paulo
O Ecoponto é um projeto da Prefeitura de São Paulo que, para combater o descarte irregular, disponibiliza unidades para receber resíduos, recicláveis ou não. Todos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e, aos domingos e feriados, das 6h às 18h.
Recicla Sampa
Mas atenção: nem todo material pode ser descartado nos Ecopontos, como óleo de cozinha, lâmpadas, raio-x, remédios etc. Para esses materiais, existem os pontos de coleta parceiros do projeto Recicla Sampa.
Para consultar os pontos, basta acessar o site reciclasampa.com.br.
Aplicativos
Como opção ao descarte de resíduos na cidade, alguns aplicativos possibilitam maior comodidade, e até recompensas, como cashback e pontos em produtos. Confira alguns deles:
- Molécoola (Android e iOS): é só se cadastrar e levar os recicláveis, limpos e separados, até a estação de reciclagem mais próxima. Cada material descartado tem uma pontuação específica, que pode ser trocada por produtos, serviços e descontos.
- Telite (Android): os usuários podem utilizar a pontuação conquistada para trocar por dinheiro. No app, é possível fazer o agendamento da coleta dos resíduos.
- Cataki (Android e iOS): conecta o gerador de resíduos ao catador, que vai dar a destinação correta ao material coletado.
Fontes: Agência Brasil, Ciclo Vivo.