LGPD e o que isso significa para o seu negócio.

3 de novembro de 2022 3 minutos
RPMA

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) visa regulamentar o tratamento de dados de clientes pelas empresas privadas e pelos órgãos públicos, para garantir sua proteção.

O que é a LGPD?

De maneira geral, tem o objetivo de proteger os direitos de liberdade e privacidade das pessoas. Para tanto, estabelece regras detalhadas para o tratamento de dados pessoais, no meio digital ou fora dele.

Assim, qualquer empresa, pública ou privada, que incluir informações de clientes (mesmo básicas, como e-mail) precisa estar adequada à lei.

O que muda com a Lei Geral de Proteção de Dados?

Na prática, duas coisas.

  1. Consentimento do titular dos dados: os dados só poderão ser coletados, gerenciados e armazenados com a manifestação livre, informada e inequívoca do titular dos dados, autorizando o tratamento dessas informações.
  2. Interesse legítimo do coletor de dados: é preciso ficar clara a intenção do coletor de dados. O cidadão tem o direito de saber o que será feito com seus dados e para qual finalidade serão usados. 

Como a LGPD afeta as estratégias de marketing?

  • Geração de leads: as empresas que costumam acumular dados sem antes mesmo saber o que fazer com isso precisam se adequar à lei. O consentimento também precisa ser explícito.
  • Política de privacidade: o conteúdo deve ser simples e direto, para que o usuário entenda. Também é necessário haver um campo no qual o leitor possa manifestar seu consentimento.
  • Marketing de conteúdo: a tendência é a oferta de conteúdos ainda mais atrativos, para convencer o usuário a consentir a coleta dos dados.
  • E-mail marketing: as listas de e-mails devem ser atualizadas, com a certeza de que todos os contatos da sua base automatizada deram o consentimento para estar lá.

E os usuários diante disso?

Segundo o Consumer Pulse Survey 2019:              

  • 69% das pessoas abandonariam as marcas que usassem seus dados de forma invasiva.
  • 73% estariam dispostos a fornecer seus dados, se as marcas fossem mais transparentes sobre como é feito o tratamento dos dados.

Pode-se notar que os usuários não veem problema em fornecer seus dados, desde que saibam como eles serão tratados.

Por isso, é preciso iniciar desde já a implementação de um plano de ação na cultura corporativa. Afinal, as mudanças mais profundas exigem tempo e atenção!

 

Fontes: Resultados Digitais, InfoMoney, Rock Content e WHS Advogados.

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