Saiba porque os criadores de conteúdo podem ser um aliado importante na sua estratégia de comunicação.
Porque sua marca precisa prestar atenção neles
- O Brasil é o segundo país que mais segue influenciadores no mundo, 44,3% dos usuários (Nielsen, Hootsuite e We Are Social)
- 55% dos brasileiros já compraram algo após indicação de um influenciador (Opinion Box)
- 171.5 milhões de brasileiros são usuários ativos das mídias sociais
- 3h 41min é o tempo gasto com mídias sociais
- Influenciadores experts é o terceiro tipo de perfil que os brasileiros costumam seguir
(Hootsuite e We Are Social)
Esses dados mostram que as marcas que ainda não fazem campanhas com influenciadores podem estar perdendo excelentes oportunidades.
Quem são os influenciadores?
Uma pesquisa da Nielsen mostrou que no Brasil existem 500 mil influenciadores com mais de 10 mil seguidores, o que supera o total de engenheiros civis, dentistas e arquitetos, e empata com a quantidade de médicos no país.
Esses profissionais criam conteúdos pensando em cada rede social e suas particularidades e, geralmente, focam em um nicho específico, como moda, beleza, tecnologia, finanças, games, cultura nerd, política etc.
Dependendo da quantidade de seguidores, cada perfil leva uma classificação:
- Nanoinfluenciadores – de 1 mil a 10 mil seguidores
- Microinfluenciadores – de 10 mil a 100 mil seguidores
- Intermediário – de 100 mil a 500 mil seguidores
- Macroinfluenciadores – de 500 mil a 1 milhão seguidores
- Megainfluenciadores – acima de 1 milhão de seguidores
Vantagens de escolher um criador de conteúdo
Escolher um influencer que converse com o mesmo público que o seu é um investimento que aumenta as chances de compartilhar sua mensagem com uma audiência ampla, que talvez não fosse alcançada apenas pelos canais oficiais da marca.
Com a identificação entre audiência e influenciador, as marcas podem aproveitar a parceria para apresentar e divulgar produtos e serviços, contando com o reforço de um especialista que tem grande poder de persuasão com seus seguidores.
Fontes: Veja, Meio e Mensagem, Folha de São Paulo, Opinion Box, Hootsuite, We Are Social e Nielsen, Influency.me