RPMA Hacks – ESG

30 de maio de 2022 3 minutos
RPMA

ESG corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O termo foi criado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, a Who Cares Wins

Panorama

A categoria ambiental se destaca, com um aumento de 84%, de 2019 para 2020, em iniciativas adotadas pelas empresas.

Criação de mecanismos internos de compliance e governança que inibam práticas desleais dentro das empresas é a prática mais adotada atualmente (47%). Enquanto criação de comitês e instâncias de governança que contribuam para integridade da organização representam 33%.

Os investimentos ESG podem chegar a U$53 trilhões em 2025.
Com a pandemia, 77% dos investidores no mundo aumentaram seus aportes em ESG.

Os critérios ESG mais observados pelas gestoras de recursos são a transparência (92%) e a ética (92%).

Dentro de ambiental, aparecem com destaque o uso de recursos naturais (76%), tecnologia limpa (71%) e poluição (71%). No campo social, chama atenção a observância aos direitos humanos (73%).

 

Ações estratégicas para as empresas, em cada uma das áreas

E – praticar ações de preservação do planeta, protegendo recursos naturais;
S – garantir um ambiente de trabalho não tóxico, se engajando em ações para redução da desigualdade social, como por exemplo, políticas de diversidade;
G – garantir a segurança das informações e das transações, educando os colaboradores e monitorando os processos para garantir o compliance da empresa.

 

Iniciativas e movimentos que promovem o ESG

Pacto Global: lançado em 2000 pelo ex-secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para empresas alinharem suas estratégias e operações aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil membros, em 160 países. Quem integra o Pacto Global assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

SBTi (Science Based Targets): a iniciativa é uma colaboração entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute e o WWF, e impulsiona ações climáticas no setor privado, permitindo que as organizações estabeleçam metas de redução de emissões com base científica e de acordo com as metas do Acordo de Paris.

 

Sistema B: o movimento global Sistema B busca criar um ecossistema de transformação por meio de companhias de inúmeros setores econômicos. Uma “Empresa B” deve ter uma certificação emitida pelo B Lab, entidade sem fins lucrativos americana. Para emissão do certificado, as empresas são avaliadas em 5 áreas principais: governança, trabalhadores, clientes, comunidade e meio ambiente.

 

Apesar de o tema ESG estar em alta, 69% das empresas estão fora do ecossistema de iniciativas relacionadas a este princípio.

 

 

Fontes: Pacto Global, Forbes, Estudo A Evolução do ESG, Exame, Endeavor, Anbima, Cause, BravoGRC.

O que está procurando?

1
Olá 👋 Como podemos ajudar?