A modalidade figital surgiu da necessidade de criar outras formas de negócios, por causa dos novos hábitos de consumo.
O que é figital?
Figital é a fusão do físico com o digital e consiste em uma abordagem de negócios com integração dos processos on e off-line, incluindo a oferta de múltiplos canais de contato com os clientes, tanto virtual quanto fisicamente, durante a experiência de compra.
O novo consumidor
A percepção do consumidor sobre fazer compras mudou, ainda mais após a pandemia.
Para entender as vantagens do figital, primeiro é preciso conhecer as características e as necessidades desse novo tipo de consumidor: o cliente omnichannel, ou omnishopper.
Na sua jornada de compra, esse cliente pesquisa e consulta diversas fontes de informação, em diferentes dispositivos e locais, integrando vários canais antes da tomada de decisão.
Os consumidores que mesclam suas compras entre os ambientes on-line e as lojas físicas passaram de 29%, em 2019, para 49%, em 2021.
Os comportamentos do omnishopper
- Webrooming — pesquisa on-line antes de comprar em uma loja física.
- Clicar e coletar — também faz compras on-line, para retirar em uma loja ou quiosque.
- Scanning/scramming — em suas pesquisas, pode digitalizar o produto na loja, para encontrar uma oferta melhor on-line.
- Showrooming — após ver o produto na loja, faz a compra no site do mesmo varejista.
- Clicar e enviar — compra o produto on-line, enquanto está na loja física.
Soluções para viabilização do figital
CRM: sigla para customer relationship management, peça-chave na gestão dos relacionamentos, comerciais ou não, com os clientes. É uma ferramenta importante para gerenciar e analisar as interações com os clientes, antecipar suas necessidades e seus desejos, tanto no meio físico quanto no virtual.
BI (business intelligence): oferece embasamento e direção para tomada de decisões assertivas, com base em dados sobre o cliente e seus hábitos
Criação de conteúdo: uma estratégia para criação de conteúdo atrai clientes interessados no produto da marca e estabelece canais de relacionamento. O vídeo é o tipo de conteúdo que chama mais a atenção: 99% dos internautas assistem a vídeos, segundo o estudo Inside Vídeo, da Kantar Ibope Media.
Fontes: Resultados Digitais, FutureCom, Nuvem Shop, Sindilojas e Zendesk.