Sua marca está preparada para o figital?

8 de julho de 2022 2 minutos
RPMA

A modalidade figital surgiu da necessidade de criar outras formas de negócios, por causa dos novos hábitos de consumo.

O que é figital?

Figital é a fusão do físico com o digital e consiste em uma abordagem de negócios com integração dos processos on e off-line, incluindo a oferta de múltiplos canais de contato com os clientes, tanto virtual quanto fisicamente, durante a experiência de compra.

O novo consumidor

A percepção do consumidor sobre fazer compras mudou, ainda mais após a pandemia.

Para entender as vantagens do figital, primeiro é preciso conhecer as características e as necessidades desse novo tipo de consumidor: o cliente omnichannel, ou omnishopper.

Na sua jornada de compra, esse cliente pesquisa e consulta diversas fontes de informação, em diferentes dispositivos e locais, integrando vários canais antes da tomada de decisão.

Os consumidores que mesclam suas compras entre os ambientes on-line e as lojas físicas passaram de 29%, em 2019, para 49%, em 2021.

Os comportamentos do omnishopper

  • Webrooming — pesquisa on-line antes de comprar em uma loja física.
  • Clicar e coletar — também faz compras on-line, para retirar em uma loja ou quiosque.
  • Scanning/scramming — em suas pesquisas, pode digitalizar o produto na loja, para encontrar uma oferta melhor on-line.
  • Showrooming — após ver o produto na loja, faz a compra no site do mesmo varejista.
  • Clicar e enviar — compra o produto on-line, enquanto está na loja física.

Soluções para viabilização do figital

CRM: sigla para customer relationship management, peça-chave na gestão dos relacionamentos, comerciais ou não, com os clientes. É uma ferramenta importante para gerenciar e analisar as interações com os clientes, antecipar suas necessidades e seus desejos, tanto no meio físico quanto no virtual.

BI (business intelligence): oferece embasamento e direção para tomada de decisões assertivas, com base em dados sobre o cliente e seus hábitos

Criação de conteúdo: uma estratégia para criação de conteúdo atrai clientes interessados no produto da marca e estabelece canais de relacionamento. O vídeo é o tipo de conteúdo que chama mais a atenção: 99% dos internautas assistem a vídeos, segundo o estudo Inside Vídeo, da Kantar Ibope Media.

Fontes: Resultados Digitais, FutureCom, Nuvem Shop, Sindilojas e Zendesk.

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