Manual de boas práticas para redes sociais: você está fazendo isso corretamente?

10 de junho de 2022 2 minutos
RPMA

80% dos brasileiros estão presentes em pelo menos uma rede social, onde constantemente publicam suas opiniões sobre diferentes assuntos. Ao divulgar onde trabalha, o colaborador passa a representar a empresa no ambiente digital e, por isso, deve seguir normas para preservar a imagem da companhia.

O que é e para que serve?

O manual tem como objetivo assegurar a confidencialidade das informações internas e instruir colaboradores, terceiros e fornecedores sobre a melhor forma de usar as redes sociais e o que divulgar sobre a empresa nesses ambientes.

Além disso, orienta como agir em diferentes situações em que a empresa seja citada.

A empresa deve se basear em seu Código de Ética e Conduta para determinar quais ações serão ou não permitidas nas plataformas das redes sociais.

Áreas que devem ser envolvidas na confecção do manual

  • Compliance
  • Comunicação Interna
  • Comunicação Externa
  • Recursos Humanos
  • Jurídico

Casos em que um manual de boas práticas poderia ser útil

Caso 1

Em 2019, um homem foi demitido após comentar de forma ofensiva em um post sobre lideranças LGBTQIAP+ no LinkedIn de outra empresa. Diversas pessoas marcaram o perfil da companhia onde ele trabalhava, para que ela tomasse providências; momentos depois, a empresa comunicou publicamente a demissão do colaborador por sua conduta inadequada. 

Caso 2

O funcionário de uma empresa da Região Sul se referiu a colegas de trabalho como maria-chuteira e maria-gasolina em suas redes sociais. As mensagens geraram questionamentos não somente entre os colegas, mas também fora da companhia.

Caso 3

Em 2012, um funcionário de uma concessionária de automóveis no interior de São Paulo foi demitido após curtir no Facebook comentários feitos por um ex-colega que ofendiam a loja e uma sócia da empresa.

Caso 4

Em 2018, um funcionário de uma companhia aérea foi demitido após publicar, durante a Copa do Mundo, um vídeo em que constrangia mulheres russas, coagindo-as a repetir frases obscenas em português.

O que diz a lei nesse caso? 

Conforme a lei, o empregador pode aplicar a penalidade mais grave ao empregado que extrapola os limites em seus comentários em redes sociais, isto é, a demissão por justa causa, por trazer consequências para a empresa.

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